Em que:
V Tensão (Volts) W Potência (Watts) S Carga da área da superfície (W/cm2) Rt Resistência do elemento à temperatura de funcionamento (ohms) R Resistência do elemento a 20°C (ohms) F Fator temperatura-resistência I Comprimento do arame (m)
Exemplo:
1. Para calcular o diâmetro do arame e o comprimento necessários para o elemento de aquecimento de uma resistência cartucho de 750w/240v a funcionar a uma temperatura máxima de 1100 °C, a resistência total do elemento à temperatura de funcionamento (Rt) será:
2. Com arame RW80, o Fator temperatura-resistência (F) a 1100 °C é de 1,071 e, por conseguinte, a resistência total do elemento a 20 °C (R) será
3.
Conhecendo as dimensões da resistência cartucho, é possível estimar o comprimento do arame enrolado (consulte elementos em espiral ou enrolados). Assim, a resistência requerida por metro de arame será:
Por exemplo, um comprimento de arame de 9 metros
4. O modelo RW80 com um diâmetro de arame de 0,417 mm tem uma resistência por metro de 7,91 ohms/m (consulte a página de tamanhos em stock), que está mais próxima dos 7,97 ohms/m.
5. Para verificar o comprimento (L) real do arame:
Uma mudança do comprimento do arame poderá significar a adição ou a subtração de voltas (que alteram o passo do arame) para obter o valor de resistência total requerido.
6. Para verificar a carga da área da superfície (S):
Esta carga da área da superfície deve situar-se dentro da amplitude indicada nesta tabela relativa a um elemento de aquecimento de uma resistência cartucho, tendo em conta que um valor superior gera um elemento mais quente. A carga da área da superfície pode ser maior ou menor se considerarmos a transferência de calor melhor ou pior, ou consoante a importância da vida útil do elemento.
Se a carga da área da superfície calculada for demasiado alta ou demasiado baixa deve recalcular a alteração de um ou mais dos seguintes parâmetros:
– O diâmetro e o comprimento do arame
– O grau de liga